segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Dicas do Pai e da Mãe!

É...ser pai ou mãe não é nada fácil...ninguém me avisou das cólicas, das manhas, do não saber o que é que o nenem tem, das fraldas, do leite, e principalmente das visitas...ou melhor, me avisaram de tudo, menos das visitas...Não que sejam todas, mas tem umas que pelo amor de Deus, aliás, algumas visitas são sempre muito boas, bem vindas, amigos e familiares que chegam para ver a criança e ficam na delas, não querem ACORDAR a criança pra ver que cor é o olho dela...Por isso já vou dizendo: Por enquanto é azul, mas pode mudar de cor com o tempo...Enfim, abaixo segue algumas dicas do que não fazer quando for visitar um Recém nascido...

- NUNCA fume pelo menos a 2 Km perto da criança, do pai ou da mãe (afinal, a criança não é obrigada a tomar leite sabor cinzeiro, e tão pouco tá afim de um cigarrinho depois do leite, ou ainda antes dele, criança, fora as aberrações de pais que oferecem esse tipo de porcaria para os filhos, como vimos na TV, NÃO FUMAM, e espero que nunca fumem, afinal só um ex-fumante pra dizer como é duro parar de fumar, e sobre a merda que isso pode causar no corpo.)
- Se você fuma, o problema é seu, então, quando for visitar um RN, fume 4 horas antes, tome banho duas horas antes de visita-lo, lave as mãos de 10 em 10 minutos uma hora antes de ver o bebe, escove os dentes 100000 vezes durante essas 4 horas antes, e chegando na casa da criança peça um alcool gel antes de pegar a criança no colo ou mesmo antes de encostar nela (Meu, se até pra quem não fuma um fumante cheira a esterco queimado, imagina pra uma criança, ela irá ficar com vontade de vomitar o tempo todo, e nós, pais, acharemos que ela está doente...)
- Se você toma umas, muito que bem, mas procure não fazer isso antes de visitar um RN (O cheiro é insuportável, e a pessoa fica insuportável, falando alto, falando besteira, querendo pegar a criança no colo, e se isso acontece vira uma baita "gincana", porque fica todo mundo esperto pra ver se o bebum não cai com a criança ou a derruba, ou ainda se não cai sobre ela, então... espere um pouco antes de tomar seu goró, o nenem não precisa saber que tem um "pau d'agua" na familia.)
- Tente não brincar de "escravos de Jó" com a criança (Do tipo, a tia fica 2 minutos com o bebê no colo, depois passa pra outra tia, que passa pro primo, que passa pra prima, que volta pra tia, e olha o tio bebado querendo pegar também, mas a tia passa pro vô que por fim passa pra mãe por que o nenem chora e todo mundo acha que é fome.)
-Se você não tem diploma de medicina, com especialização em pediatria, não receite nada. (Banho de erva, ou erva do banho, Chá de picão, BOLDO!!! Enfim, uma criança tem o organismo muito sensível, portanto, NUNCA dê esse tipo de dica que pode fazer a criança ficar muito doente...sempre tem aqueles: Mas quando minha filha, que hoje tem 50 anos, tava assim eu dei banho de picão e uns goles pra ela tomar e ela melhorou....Olha minha senhora, pode até ter melhorado, mas poderia ter matado, hoje a medicina não é a mesma de 50 anos atrás, está mais evoluída, portanto, "Eu acredito no pediatra"...Tá aí um bom adesivo pra por no carro: "Eu acredito no pediatra! Contra dicas inúteis que podem deixar sua criança ainda mais doente."...Boa!)
- Nunca queira falara pra uma mãe como ela deve criar um filho ou que ela que acostumou o filho de tal forma (Filha, quando a criança chora assim é porque tem "TIRICIA" aí você tem que segurar o nenem com um braço e com o outro fazer um circulo no ar...AHHAHAH TIRICIA?!?!? icterícia, segundo a visita benzedeira é a "Tiricia". Pôxa, onde foi que você fez medicina ??...Outra: Mãe, você acostumou essa criança no colo, agora ela só dorme assim! Comentário: Bem, ela e o resto das visitas não brincam de escravos de jó com a criança, né?!?! A culpa é da mãe ou do pai...nunca delas próprias, porque ninguém consegue ver adiante do próprio nariz.)
- Nunca acorde um RN, isso pode virar uma bomba!!Rs (Depois de 3 horas com o nenem esguelando de tanto "cantar", você finalmente consegue faze-lo dormir. Coloca-o com cuidado no berço, e buuum...a campainha toca e a criança já toma aquele leve susto - isso quando a visita não decide tocar a campainha mais 200 vezes, só pra dar uma de engraçada- você atende a porta, pede que entrem, e fala baixo pra visita perceber que a criança está dormindo, além da visita ver na sua cara o sono de 20 dias acumulados. Aí tem aquele: "Ai, deixa eu ver o baby!" Corre pro quarto do nenem em que reina o silêncio e a tranquilidade, e com aquela voz fina de taquara rachada: "Acorda nenem, chegou visita! Acorda meu bem! Deixa a titia ver a cor dos seus olhinhos! Acorda..." Comentário: AAAAHHH que vontade de pular no pescoço e falar: "Agora é você que vai acordar em um outro lugar, perto de São Pedro!"...Nesta hora o nenem volta a esguelar, a visita não aguenta o berreiro, e rapidamente se despede e vai embora, e fica o pai e a mãe na difícil tarefa de fazer a criança dormir!!!
Essas são algumas dicas básicas pra não ser uma visita indesejável, alguma eu até esqueci agora, mas conforme for lembrando vou colocar aqui. Mas tem, lógico e felizmente, aquela visita bacana, que não quer acordar a criança, que vai conversar com os pais em outro ambiente que não seja o quarto da criança, que se oferece pra qualquer eventualidade, que diz: "Cara, vai lá ajudar tua mulher com a criança, nos esperamos para terminar o vinho." E que compreendem que o silêncio, a calma e a tranquilidade é a mais bela arte quando o assunto é RN...
Não estou desmerecendo as visitas, simplesmente estou elogiando as visitas de bom senso, adoramos receber pessoas em casa, nos tira um pouco da rotina, gostamos mesmo e pedimos a todos que ainda não nos visitaram para virem conhecer a Alice, e pra quem já veio, que venha mais vezes, mas que tenham noção de que o ambiente de um RN é sempre de paz, tranquilidade e cheirozinho!!

Um comentário:

  1. Já não aguento mais tanta ordem, palpite e conselho, e o bebê ainda está na barriga, com 3 meses. Depois do seu post decidi: quando nascer vou trancar a casa e quando a criança puder, irá visitar as pessoas sozinha!!!

    Adorei o blog.

    ResponderExcluir